Guia de Campo para Árvores de Eucalyptus & Pinus & Acacia
(Relatos pelo Professor Celso Foelkel e criação de Alessandra Foelkel & Ester Foelkel)
Em dezembro de 1992, eu ganhei, como um gesto de amizade na virada de ano, um livro de uma pessoa muito especial: Dr. Carlos A. Valente. Carlos Valente sempre foi um atuante estudioso e pesquisador da empresa Portucel (através também do RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e Papel), em Portugal. Ao término dos 1980’s, a Portucel decidiu homenagear os eucaliptos, que eram e ainda continuam sendo a principal matéria-prima fibrosa para a indústria de celulose e papel em Portugal (como também no Brasil). Por isso, acredito que decidiram gerar uma saudação e uma homenagem aos eucaliptos, mas colocando nisso certo grau de histórico humor.
O livro é fantástico, muito engraçado, bastante criativo e projetado com muito bom humor. Os autores (L. Sá & B.E. da Matta & Manuel G. Queiroz) foram tão criativos e competentes, que ainda hoje, muitos anos depois da primeira edição (1988), o conteúdo é ainda bastante atual. O título do livro "Guia prático para identificação dos eucaliptos" dá ao leitor a ideia de que se trata de um livro científico, talvez de taxonomia florestal. Por essa razão, minha surpresa quando eu o abri para começar a ler. As mais de 60 espécies de Eucalyptus no livro estão apresentadas e caracterizadas por desenhos muito criativos. Infelizmente, essa obra de arte da história dos eucaliptos não é encontrada no formato digital. Tampouco se pode encontrá-la com facilidade nas livrarias físicas para ser comprada. Talvez se possa consegui-la em alguma livraria do tipo de um “sebo digital”. Muitos poucos bem-aventurados possuem um exemplar do livro, uma honra para quem tem esse precioso e diferenciado livro.
Em meu propósito de lhes trazer sempre conteúdos interessantes sobre os eucaliptos, decidi pela criação de outro livro similar, baseado em princípios parecidos. Acreditei assim, que se poderia criar uma continuação bem-humorada do livro que me foi presenteado. Algo que se relacionasse com as espécies plantadas no Brasil. Por isso, pedi auxílio às minhas duas talentosas filhas: Alessandra e Ester. Eu conheço bem do que elas são capazes em termos de criatividade. A ideia de se desenhar um novo repositório florestal na forma de uma galeria de figuras desenhadas foi imediatamente aceita por elas. Alessandra é uma desenhista muito talentosa. Ester auxiliou na digitalização dos desenhos e na edição da galeria.
O resultado final é modesto em relação ao trabalho original de Sá & Matta & Queiroz. Entretanto, tenho certeza de que vocês irão apreciar.
Por favor, visitem nossa galeria "Um Guia de Campo para as Árvores de Eucaliptos e de Outras Espécies Utilizadas em Plantações Florestais". Nessa coleção, que não é um livro, longe disso, vocês vão encontrar algumas das mais conhecidas espécies de Eucalyptus, bem como outras árvores utilizadas para reflorestamento, como de Pinus e de Acacia.
Galeria de Desenhos de Árvores
"Um Guia de Campo para as Árvores de Eucaliptos e de Outras Espécies
Utilizadas em Plantações Florestais"
por Alessandra & Ester Foelkel
Apenas click sobre
o nome de cada espécie para conhecer a árvore
e suas características:
Acacia mearnsii (A. mollissima)
Corymbia
citriodora
Corymbia
maculata
Eucalyptus camaldulensis
Eucalyptus
diversifolia
Eucalyptus dunnii
Eucalyptus
gigantea
Eucalyptus globulus
Eucalyptus grandis
Eucalyptus
longifolia
Eucalyptus
microcorys 01
Eucalyptus
microcorys 02
Eucalyptus
newsletter
Eucalyptus
nigra
Eucalyptus
obliqua
Eucalyptus odorata
Eucalyptus
ovata
Eucalyptus pellita
Eucalyptus pilularis
Eucalyptus
quadrangulata
Eucalyptus regnans
Eucalyptus robusta
Eucalyptus rudis
Eucalyptus saligna
Eucalyptus sargentii
Eucalyptus similis
Eucalyptus urophylla 01
Eucalyptus urophylla 02
Eucalyptus tereticornis
Eucalyptus terminalis
Pinus caribaea
Pinus elliottii
Pinus insularis
Pinus oocarpa
Pinus taeda
Esperamos que tenham apreciado essa coleção de desenhos rabiscados, que geramos para homenagear nossas preciosas árvores fornecedoras de matérias-primas florestais, as quais amamos e admiramos.