Revista Silvicultura - Disponibilização em mídia digital


Parceria SBS – Sociedade Brasileira de Silvicultura e Grau Celsius para disponibilização digital

 


Apoio vital das seguintes entidades para que as digitalizações fossem produzidas e disponibilizadas publicamente às partes interessadas da sociedade:

IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais

ASBR – Associação Sul Brasileira de Empresas Florestais

APRE – Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal

AGEFLOR – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

ACR – Associação Catarinense de Empresas Florestais

A Revista Silvicultura é uma das melhores e mais tradicionais fontes de informações empresariais, técnicas e científicas sobre o setor de base florestal no Brasil. A revista foi uma iniciativa da SBS – Sociedade Brasileira de Silvicultura para comunicação com as partes interessadas da sociedade, já que se trata de uma entidade com ampla credibilidade, grande penetração e detentora de inúmeros conhecimentos acerca do setor de base florestal no País. A primeira edição da revista aconteceu em maio/junho de 1976 e depois disso, dezenas de outros números foram editados e liberados para o público até o início de 2001, quando a publicação foi descontinuada. Ao total, foram 84 revistas publicadas no formato papel e que guardam uma infinidade de temas e de informações fundamentais e históricas para nosso setor de base florestal.

Conheçam mais sobre a SBS – Sociedade Brasileira de Silvicultura em:
http://www.sbs.org.br/sbs.htm

e também em meu Relato de Vida sobre a SBS:
http://www.celso-foelkel.com.br/pinus/PinusLetter43_SBS.pdf

Para maior conhecer sobre os demais parceiros apoiadores desse serviço de disponibilização digital das revistas, favor clicar sobre o logotipo das entidades na moldura do lado direito dessa página de web.

Com a descontinuidade da revista, algo precisava ser feito para se preservar e resgatar todo esse enorme patrimônio de conhecimentos e de informações, colocando dessa forma toda essa informação em um formato de maior grau de difusão e acessibilidade pelas partes interessadas e para sua perpetuidade.

A Grau Celsius, através do seu website www.celso-foelkel.com.br e também através da Eucalyptus Newsletter está lançando as dezenas de edições da revista Silvicultura em formato digital para que todo esse enorme recurso seja preservado e se torne accessível para todos os interessados. Para isso, conta com a autorização e o apoio da SBS – Sociedade Brasileira de Silvicultura e de seus dirigentes, em especial de seu presidente Dr. Amantino Ramos de Freitas. Ao mesmo tempo em que a Grau Celsius cuidou das digitalizações e disponibilização em mídia eletrônica, os arquivos estarão aptos para serem apresentados tanto no website da Grau Celsius, como no da SBS, em função da parceria estabelecida nesse projeto. Caberá também às entidades apoiadoras acima relacionadas promover a divulgação desse rico material através de seus veículos de comunicação, em especial de seus websites e informativos.

As digitalizações até o número 40 da revista foram integralmente produzidas pela Grau Celsius em formato branco e preto, já que todos os custos incorreram de forma voluntária pela nossa empresa. Entretanto, para acelerar esse processo e produzir material digital de melhor qualidade, outras entidades do setor de base florestal se agregaram ao nosso projeto, o que nos permitiu passar a produzir as digitalizações a cores e também proceder às digitalizações dos volumosos números da revista correspondentes aos Congressos Florestais Brasileiros.

As entidades apoiadoras que se somaram à Grau Celsius e à SBS – Sociedade Brasileira de Silvicultura foram as seguintes: IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais; ASBR – Associação Sul Brasileira de Empresas Florestais; APRE – Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal; AGEFLOR – Associação Gaúcha de Empresas Florestais e ACR – Associação Catarinense de Empresas Florestais. Um agradecimento especial aos diretores executivos, presidentes  e equipe técnica dessas organizações apoiadoras, que se sensibilizaram e decidiram apoiar essa iniciativa. Fica registrado o meu mais sincero agradecimento e com certeza de todos os nossos leitores aos senhores: Professor José Otávio Brito (IPEF), Kizzy França (IPEF); Carlos José Mendes (APRE), Edson Antônio Balloni (APRE), Diogo Carlos Leuck (AGEFLOR), Jorge Antônio Heineck (AGEFLOR), Ali Abdul Ayoub (ACR); Mauro Murara Jr. (ACR) e Marcílio Caron Neto (ASBR).

Ao iniciarmos esse processo de digitalização, começamos a reler os exemplares antigos da revista Silvicultura e a nos surpreender com as coisas maravilhosas que neles encontramos. A primeira delas consiste nos temas de épocas passadas, que são muito similares em termos de desafios e conquistas àqueles que vivemos hoje – ou seja, o setor brasileiro de base florestal já encarava e resolvia problemas que já desafiavam e continuam a ter desdobramentos em novos desafios até os dias atuais. A segunda coisa, muito emocionante por sinal, são os encontros com as palavras, escritas e fotos de pessoas do setor. Ao folhear as revistas passadas, as figuras e até mesmo suas vozes e expressões ressurgem em nossas memórias – uma sensação imensurável de respeito e amizade. Algumas delas já nos deixaram para sempre, outras já não vemos há décadas ou anos. Ao rever suas fotos e textos nos emocionamos por identificar tantos amigos com suas ideias, pensamentos, sonhos e conquistas. É definitivamente um privilégio estar criando esse banco digital e público de revistas, que não é apenas de cópias digitalizadas, mas de história, amizades e realizações de nossa gente amiga – e de nosso setor de base florestal também, por extensão.

Portanto, amigos, aproveitem e tirem todo o proveito técnico e histórico possível dessa realização, algo que nos enche de orgulho por estarmos realizando.

Para finalidades de redistribuição das revistas e dos livros técnicos dos Congressos Florestais Brasileiros, decidimos dividir as nossas páginas de web e as publicações que difundirão esses materiais em dois tipos:

• Páginas especiais desse website e edição específica da Eucalyptus Newsletter contendo as revistas Silvicultura, excetuando os números da revista que se dedicaram à disponibilização dos materiais técnicos dos Congressos Florestais Brasileiros;

• Páginas especiais desse website e edição específica da Eucalyptus Newsletter contendo os conteúdos dos anais de todos os Congressos Florestais Brasileiros, desde o primeiro congresso de 1953 até o último deles, o oitavo, que aconteceu em 2003. A razão para essa separação se deve a: a) Grandes volumes de digitalização e de redação dos conteúdos, o que inclusive demanda que cada congresso tenha as digitalizações feitas por partes, para não se dispor de arquivos demasiadamente pesados; b) Nem todos os Congressos Florestais Brasileiros tiveram seus anais e materiais técnicos publicados como edições da revista Silvicultura, constituindo-se em alguns casos em livros independentes em relação à revista.

Sigam então as edições da Revista Silvicultura, a partir da Edição de Número 01, excetuando-se as edições contendo materiais dos Congressos Florestais Brasileiros, que deverão compor outras formas de difusão e disseminação aos interessados.

Uma honra estar criando e distribuindo esse rico material para a sociedade de base florestal e às demais partes interessadas da sociedade brasileira e global.

Portanto, desfrutem desse privilégio...

Vocês podem abrir, baixar ou salvar em seu computador todos os números da revista aqui disponibilizados. Para facilitar o salvamento dos arquivos, a maioria deles pesados, pode-se usar a ferramenta "Salvar destino como...", endereçando os mesmos para uma pasta selecionada em seu computador.

Cada revista tem seu conteúdo descriminado por artigo, matéria ou seção. O número entre parênteses após o nome do artigo representa a página da revista onde o texto se inicia.

Observar que o número da página da revista nem sempre corresponde ao número da página do arquivo digital, isso em função de páginas de propagandas ou de encartes sem numeração apresentados em algumas das revistas.


Silvicultura Edição 01: Ano I - Maio – Junho 1976

Conteúdo principal:

• Índice e ficha catalográfica (01)
• Editorial – "Carta ao leitor" – por Laerte Setúbal Filho (03)
• Atualidades (04)
• Implantação de áreas verdes em grandes cidades – por Rodolfo Camargo Geiser; Manoel Carlos de Oliveira; Eugênio Camargo Bruck e João Bento dos Santos (09)
Matéria Tema: Distritos florestais. Uma tarefa de gigantes (18)
• Desenvolvimento, ecologia e silvicultura. Harmonia ou contradição – por Fábio Poggiani (33)
Informe especial: Redução de incentivos fiscais: uma contradição a ser corrigida (39)
• Controle da poluição ambiental. Subsídios para fixação de uma política nacional – por Paulo Bastos Cruz Filho (50)
• Estatutos da SBS (61)
• Legislação (64)

Para abrir e baixar essa edição 01, clicar a seguir: Edição 01


Silvicultura Edição 02: Ano I - Julho – Agosto 1976

Conteúdo principal:

• Sumário e ficha catalográfica (01)
• Editorial – por Laerte Setúbal Filho (03)
• Atualidades (04)
• Defesa da Natureza. As leis esquecidas – por José Luiz Belart (10)
• Florestas naturais e implantadas: uma discussão irrelevante – por Helládio do Amaral Mello (12)
• As fontes de geração de energia – por Paulo de Azevedo Berutti (18)
Perspectivas de uma economia florestal – por José Israel Vargas (26)
Brasil, 1902. E já se comemorava o Dia da Árvore (30)
Quando plantar e serrar não se antagonizam. A história de Joel Fachini (38)
Semana da árvore diferente em São Paulo (40)
Preservação: um êxito inédito em Itapeva (43)
Fauna sobrevive no santuário (45)
Futuro depende de definições claras (48)
No ramal da fome a revoada das garças - por Roberto Godoy (49)
• Legislação (50)
Estações ecológicas: laboratórios de pesquisas (56)
Registro dos jornais (62)

Para abrir e baixar essa edição 02, clicar a seguir: Edição 02


Silvicultura Edição 03: Ano I - Novembro – Dezembro 1976

Conteúdo principal:

• Sumário e ficha catalográfica (01)
• Editorial – por Sérgio Lupatelli (05)
• Atualidades (06)
• Em busca da conscientização ecológica – por Paulo Nogueira Neto (16)
• Floresta Amazônica. Desafio aos técnicos, cientistas e políticos – por Gerhard Speidel (19)
• Paulo Berutti x Burle Marx. Dois caminhos, um só propósito (33)
• Aspectos hidrológicos do reflorestamento com espécies dos gêneros Eucalyptus e Pinus - por Walter de Paula Lima (41)
• Ciclo de nutrientes e produtividade de floresta implantada – por Fábio Poggiani (45)

• Legislação (49)
• Preservar Ilhabela. Uma proposta da SBS (57)

Para abrir e baixar essa edição 03, clicar a seguir: Edição 03


Silvicultura Edição 04: Ano I - Janeiro – Fevereiro 1977

Conteúdo principal:

• Sumário e ficha catalográfica (01)
• Editorial – por Sérgio Lupattelli (05)
• SBS estimula pesquisa sobre energia florestal e institui premiação (07)
• Atualidades (08)
• Projeto Jari – Mistérios começam a ser desvendados – por Roberto Appy (12)
• A estratégia de desenvolvimento da Amazônia – por Clara Pandolfo (17)
Entrevista com Marcos Viana: Floresta-Indústria é opção brasileira (23)
• Quem é além do PNPC –Os dramas de um setor (28)

• Produção de álcool anidro a partir da madeira - por Francisco Guerra (34)
• Carmo: a nova opção de lazer para São Paulo – por Luís Filipe Castro dos Santos (37)

• Legislação (41)
• Reformulação do Código Florestal – por Roberto de Mello Alvarenga (47)
• Registro dos jornais (63)
Silvicultura Especial: A nova sistemática para florestamento e reflorestamento (65)

Para abrir e baixar essa edição 04, clicar a seguir: Edição 04


Silvicultura Edição 05: Ano I - Março – Abril 1977

Conteúdo principal:

• Sumário e ficha catalográfica (01)
• Editorial "Em busca de soluções" – por Sérgio Lupattelli (05)
• Atualidades (06)
• A política do IBDF para a Amazônia – por Paulo A. Berutti (11)
• Produção de papel – A contribuição dos países em desenvolvimento – por Luiz Vieira de Carvalho Mesquita (16)
• Floresta – Uma opção energética válida (27)
• Prêmio SBS: Energia derivada da floresta (28)
• Opinião dos estudiosos de energia (30)
• Na madeira, a solução para a energia – há 30 anos (37)

• Energia da madeira: dois dos projetos dos Estados Unidos (41)
• A posição energética do Brasil (42)

• Austrália e Brasil: Energia fotossintética - por Carlos Eugênio Thibau (48)
• 3º Encontro dos Reflorestadores – Destaques (57)

• O ouro verde – por Joelmir Beting (60)
• Legislação (62)
• Registro dos jornais (64)

Para abrir e baixar essa edição 05. clicar a seguir: Edição 05


Silvicultura Edição 06: Ano I - Maio – Junho 1977

Conteúdo principal:

• Sumário e ficha catalográfica (01)
• Editorial "Avaliação, meta inadiável" – por Sérgio Lupattelli (05)
• Atualidades (08)
• Equipamentos florestais no Brasil: eles existem? (12)
• É hora de avaliar o reflorestamento. O reflorestamento incentivado – 10 anos depois - por Mauro Antônio Moraes Victor (17)
• O custo do reflorestamento em Santa Catarina - por Moossmayer Associados (49)
• A economia dos processos de hidrólise de celulose - por J.C. Perrone (54)
• Álcool, lenha, carvão e óleos vegetais – por Celestino Rodrigues (61)
Encarte Especial:  Evolução do reflorestamento em São Paulo (65)

Para abrir e baixar essa edição 06, clicar a seguir: Edição 06


Silvicultura Edição 07 (Especial): Ano I - Dezembro 1977

Seminário – FLORESTA – Potencial Energético

Índice dos artigos técnicos dessa edição: Clique Aqui
(somente relação dos artigos da edição)

Artigos e Textos - Parte 01
Conteúdo principal: Clique Aqui para se abrir e baixar a Parte 1, contendo os artigos a seguir:

• Editorialpor Sérgio Lupattelli (02)
• Documento: Conclusões e Recomendações (04)
• Lista de participantes e comissão organizadora (06)
• Seminário Floresta, Potencial Energético - Um encontro prestigiado (09)
• Conciliação dos aspectos econômicos e ecológicos levam ao objetivo social– porSérgio C. Lupattelli (14)
• Dominar a tecnologia é imprescindível ao Brasil por Max Feffer (16)
• É urgente achar alternativas para novas fontes energéticaspor Adalberto Pereira dos Santos (18)
• Os processos hidrolíticos no aproveitamento dos recursos renováveis– por J.C. Perrone (22)
• Estratégias e prioridades no uso da madeira para minimizar a crise energéticapor Jerome F. Saeman (35)
• Política florestal e aproveitamento da energia fotossintética em programas especiais – por Carlos E. Thibau (51)
• Principais programas de biomassa-madeira nos EUA – por George C. Szego (65)
• Energia da madeira e de resíduos: estágio atual da pesquisa e da prática na Alemanha Ocidental por Wilhem Patzak (71)

Artigos e Textos - Parte 02
Conteúdo principal: Clique Aqui para se abrir e baixar a Parte 2, contendo os artigos a seguir:

• A floresta plantada como fonte de energia e de matéria-prima para a indústria – por Alberto Pereira de Castro (84)
• Brasil: como aproveitar o gigante da biomassa – por Wolfgang G. Glasser (106)
• Floresta Amazônica no contexto energético brasileiro – por Clara Pandolfo (113)
• Programa de racionalização da siderurgia a carvão vegetal: a madeira como fonte de energia – por José Israel Vargas (122)
• Governo e empresa devem caminhar juntos – por Alysson Paulinelli (137)
• Pirólise da madeira – Usina de Auvergne, França – por Maurice Bergonzo (142)
• Hidrólise da madeira – Usina de Xilita, Finlândia – por Antônio C. Quintella (154)
• Produção de carburante derivado da cana-de-açúcar – por Pierre M.A. Marcel Chenu (163)
• Produção de carburante derivado da mandioca – por Sérgio Trindade (170)
• Energia derivada do aguapé – por Aldo Vieira da Rosa (178)
• Utilização da biomassa. Uma opção nacional – por Sérgio Lupatelli (185)
• Um balanço do Seminário Energético – por Laerte Setúbal Filho (187)
• O objetivo é racionalizar o uso da energia – por Shigeaki Ueki (189)
• 10 anos de reflorestamento incentivado: Protocolo de intenções (191)


Silvicultura Edição 08: Ano II - Janeiro – Fevereiro 1978

Conteúdo principal:

• Sumário (01)
• Cartas (02)
• Editorial "É preciso planejar" – por Sérgio Lupattelli (05)
• Atualidades (06)
• Política florestal: Aspectos econômicos e ecológicos - por Joaquim F. de Carvalho (14)
• Poluição ambiental. Ação integrada para controle e combate - por A.T. Milanesi (21)
• Floresta Amazônica. Equilíbrio entre utilização e conservação - por Paulo de Tarso Alvin (30)
• A devastação florestal do Paraná – por Gerard W.D. Stohr & Jorge R. Malinowski (36)

• Legislação sobre unidades de conservação – por G.B. Wetterberg & Sônia Maria Pereira (42)
• Legislação (47)

• A qualidade do eucalipto – por Celso E.B. Foelkel; Ceslavas Zvinakevius & José Orlando Mendonça de Andrade (53)
• Ficha catalográfica (63)

Para abrir e baixar essa edição 08, clicar a seguir: Edição 08


     
  segue >>
   next>>