PinusLetter


Livro “A Cultura do Pinus no Brasil”

 


Livro: A cultura do Pinus no Brasil. Francisco José do Nascimento Kronka; Francisco Bertolani; Reinaldo Herrero Ponce. Sociedade Brasileira de Silvicultura. 160 pp. (2005)

Em 2005, a SBS – Sociedade Brasileira de Silvicultura completou 50 anos de sua fundação. Nessa ocasião, a entidade promoveu a edição e lançamento do livro “A cultura do Pinus no Brasil”. Esse importante acontecimento se constituiu em algo de enorme significado para o setor de florestas plantadas no Brasil e em países da Ibero-América.

Como uma oferta generosa dos atuais dirigentes, conseguimos a autorização do amigo Dr. Amantino Ramos de Freitas, atual presidente da SBS, para a disponibilização pública dos capítulos desse fantástico livro, que lhes foi oferecido através da edição da PinusLetter nº 43 – exatamente no mês natalino de dezembro de 2014.

O livro aborda temas como a sustentabilidade, propriedades físicas e anatômicas da madeira e a influência do manejo na sua qualidade, bem como produtos, mercados e empregos. Mostra ainda as diversas oportunidades que os Pinus oferecem à sociedade, como a resinagem, madeira serrada, móveis, construções, celulose e papel, etc. Inclui também as principais técnicas de cultivo, manejo, planejamento e colheita, assim como dados sociais e econômicos. Enfim, uma obra completa e ricamente ilustrada e a cores.

Conheçam um pouco mais sobre seus autores em:

http://www.celso-foelkel.com.br/pinus_15.html#tres (com breves biografias dos engenheiros Francisco José do Nascimento Kronka; Francisco Bertolani; Reinaldo Herrero Ponce, autores do livro).

Sobre o livro "A cultura do Pinus no Brasil" o nosso amigo, o engenheiro florestal Rubens Cristiano Damas Garlipp, quando ainda diretor executivo da SBS, comentou em 2009 o seguinte para a edição nº 15 da PinusLetter:

"Foram várias as razões que motivaram a SBS a produzir o livro "A Cultura do Pinus no Brasil". No ano de 2005, a SBS completaria 50 anos e uma das formas de registrar o cinquentenário da entidade foi por meio da publicação desse livro. Foram editorados 2000 exemplares. Uma das missões da SBS tem sido mostrar à sociedade o real valor das plantações florestais, divulgando seus benefícios e suas funções de produção e de proteção, pois o desconhecimento sobre os produtos e serviços oferecidos pelas florestas plantadas pode-se transformar em entrave à evolução de empreendimentos responsáveis. O espaço conquistado pelo Pinus no Brasil, como matéria prima para os mais variados produtos - da celulose e papel às serrarias, indústrias de embalagens, painéis reconstituídos e compensados utilizados na construção civil, aos móveis e produtos com alto valor agregado, além das resinas, que conquistam o mercado externo - as plantações de Pinus alimentam atividades essenciais da economia brasileira, gerando empregos, rendas e divisas.

Ao publicar o livro, a SBS procurou disponibilizar informações, não só para aqueles que se estão inserindo no campo da silvicultura, como estudiosos ou empreendedores, mas também àqueles que já atuam na área e que queiram aprender um pouco mais sobre a atividade.

O livro possibilita ao leitor inteirar-se de todo o processo de aprimoramento da tecnologia de manejo e dos processos de industrialização do Pinus, com abordagem ampla e precisa. Ao resgatar e documentar a evolução da cultura do Pinus no Brasil, desde a sua introdução até os dias de hoje, o livro evidencia que tal evolução resultou de inúmeros estudos e da dedicação de profissionais, entidades, instituições de pesquisa e empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável de empreendimentos brasileiros de base florestal.

Para registrar esta história, a SBS contou com a colaboração prestimosa dos autores Francisco Kronka, Francisco Bertolani e Reinaldo Ponce, todos engenheiros devotados às florestas plantadas e seus produtos, profundos conhecedores e importantes atores da consolidação da cultura do Pinus no Brasil.”

Dessa forma histórica, "A cultura do Pinus no Brasil" foi no final de ano de 2014 disponibilizado pela SBS – Sociedade Brasileira de Silvicultura para ser colocado em versão digital e de forma para acesso público e gratuito aos interessados. Para se conseguir esse privilégio, contamos com o apoio dos autores, do presidente atual da SBS – nosso estimado e valoroso amigo Dr. Amantino Ramos de Freitas e do nosso sempre professor Dr. Luiz Ernesto George Barrichelo, sócio de carteirinha assinada da SBS, que, como diretor executivo do IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, cooperou na digitalização desse livro.

Pela dimensão do arquivo em pdf em função das inúmeras fotos coloridas, o livro está sendo disponibilizado em partes, mas também com um link para todos os arquivos compactados em um arquivo zipado.

Pela importante realização, os autores, nossos estimados e competentes amigos Francisco José do Nascimento Kronka; Francisco Bertolani e Reinaldo Herrero Ponce merecem destaque não apenas pela valiosa contribuição que deixam com a publicação desse tratado sobre o gênero Pinus, mas também pela experiência e disseminação de seus conhecimentos.

Um grande e inesgotável agradecimento a todos os que colaboraram por essa realização e em especial à SBS – Sociedade Brasileira de Silvicultura que cumpre assim mais uma vez seu papel de oferecer benefícios em avanços tecnológicos e em difusão de conhecimentos aos técnicos e aos interessados do setor florestal brasileiro.

A SBS – Sociedade Brasileira de Silvicultura ainda possuía (em dezembro de 2014) cerca de uma centena de exemplares do livro no formato impresso a cores e em papel. A maior parte desses exemplares pode ser prontamente disponibilizada para venda a pessoas físicas ou para empresas que estejam interessadas em adquirir os mesmos. Sem dúvidas, em épocas de final de ano, esses livros podem-se constituir em maravilhosos brindes aos amigos do setor. Caso tenham interesse, contatar sbs@sbs.org.br

Por outro lado, os que desejarem a versão digitalizada, sintam-se bem-vindos para navegar e descarregar o material, ou em capítulos, ou como uma pasta única zipada, como uma gentileza da nossa valorosa e valiosa SBS:

Arquivos digitais do livro "A cultura do Pinus no Brasil"

Arquivo 0: Capa, Prefácio, Agradecimentos e Sumário (8,8 MB)

Arquivo 1: Introdução (14,2 MB)

Arquivo 2: Pinus - uma floresta sustentável (7,6 MB)

Arquivo 3: Como crescem os Pinus (10,2 MB)

Arquivo 4: O Pinus como matéria-prima (23,8 MB)

Arquivo 5: Resinagem (15 MB)

Arquivos 6: O cultivo do Pinus (32 MB)

Arquivos 7: O manejo das áreas de Pinus (13 MB)

Arquivos 8: O planejamento da produção (4 MB)

Arquivos 9: Sistema de colheita da madeira de Pinus (5 MB)

Arquivos 10: As principais concentrações de Pinus (10,6 MB)

Arquivos 11: Produção - Exportação - Emprego (6,8 MB)

Arquivos 12: Considerações finais (4,1 MB)

Arquivos 13: Siglas e bibliografia (6,9 MB)

Arquivos 14: Livro total com todos os arquivos em pdf compactados ou zipados (150 MB)

A PinusLetter sente-se honrada, e nós que a editamos mais ainda, por termos tido o privilégio de trazer essa importante publicação para o grande público global. Um muito obrigado a todos que oportunizaram essa conquista ao setor de florestas plantadas de Pinus no Brasil.



Organizações facilitadoras:


Empresas e organizações apoiadoras - Categoria Premium:

suzano
Suzano
Arborgen
ArborGen Tecnologia Florestal
IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores

Empresas e organizações apoiadoras - Categoria Master:

ABTCP
ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel
bracell
Bracell
Klabin
Klabin