Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente clique AQUI


Editorial

Caros amigos e leitores,

Solicitamos sua atenção e leitura dessa mensagem, pelo que agradecemos,

Estamos trazendo para vocês em nossa PinusLetter nº 23 uma retrospectiva técnica de todas as edições dos dois primeiros anos de existência desse informativo digital que compartilhamos com inúmeros leitores cadastrados e pessoas do mundo todo que acessam nossos websites http://www.celso-foelkel.com.br e http://www.eucalyptus.com.br. Também lhes trazemos algumas informações sobre a nova periodicidade, nova listagem de envios, nova forma de gestão e também sobre as enormes dificuldades de patrocínios para a sustentabilidade financeira e perenização desse nosso informativo feito para a sociedade ibero-américa que se interessa pelos Pinus. Essas dificuldades têm ocorrido desde que começamos a promover e esclarecer sobre os Pinus através da PinusLetter, quiçá o único (quando muito, um dos poucos) informativo regular completamente destinado aos Pinus e árvores correlatas e que atende a um grande público em diversos países. Hoje são cerca de 11.000 leitores cadastrados na Ibero-América, sendo que a partir de fevereiro de 2010 serão próximos a 30.000, como lhes explicaremos mais adiante.

Esperamos também que encontrem na resenha técnica que lhes preparamos, alguns artigos e colunas de seu interesse e que possam lhe ajudar, de alguma forma, a conhecer mais sobre os Pinus e outras coníferas de valor ecológico e comercial. Nosso objetivo tem sido o de esclarecer os muitos interessados sobre as árvores, as florestas e os produtos dos Pinus destinados ao conforto e à felicidade de nossa Sociedade. Também esperamos que alguns de vocês possam se interessar em se mobilizar para nos ajudar a obter mais patrocinadores para dar longa vida à PinusLetter e convertê-la na mais completa fonte de informações sobre os Pinus e demais coníferas importantes para a América Latina e Península Ibérica. Ao lerem abaixo os temas já desenvolvidos ao longo de 22 edições talvez vocês possam imaginar qual será a disponibilidade de assuntos relevantes que estarão à disposição de todos, quando atingirmos 50 ou até mesmo 100 edições.

Aos nossos dois Patrocinadores e aos Apoiadores da PinusLetter no ano de 2009, apresentamos o nosso mais sincero agradecimento pela oportunidade, incentivo e ajuda, o que nos permitiu levar a vocês muitos conhecimentos a respeito dessas árvores fantásticas que são as dos Pinus e também as de outras coníferas comercialmente e ecologicamente importantes para nossa Sociedade.

Conheçam nossos dois Patrocinadores:

ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (http://www.abtcp.org.br)

KSH - CRA Engenharia Ltda (http://www.ksh.ca/en/)

... e todos os muitos Apoiadores da PinusLetter, que voluntariamente colaboraram para esse informativo chegar a vocês ao longo do ano de 2009:
http://www.celso-foelkel.com.br/pinusletter_apoio.html

Esperamos estar contribuindo, através da PinusLetter, à potencialização das várias oportunidades que as plantações florestais do gênero Pinus oferecem ao Brasil, América Latina e Península Ibérica, levando sempre mais conhecimentos também sobre os produtos derivados dos Pinus e de outras coníferas para a Sociedade e sobre a preservação dos recursos naturais, a ecoeficiência e a sustentabilidade nesse setor de negócios.

Um forte abraço e muito obrigado a todos vocês.

Ester Foelkel
http://www.celso-foelkel.com.br/ester.html

Celso Foelkel
http://www.celso-foelkel.com.br/celso2.html


Nessa Edição

Editorial

Processo de Gestão da PinusLetter em 2010


Arquivos PinusLetter - Retrospectiva 2008/2009

Mensagem Final


Processo de Gestão da PinusLetter em 2010

Como vocês sabem, a partir de outubro de 2008 o mundo passou a sofrer os enormes efeitos de uma severa crise financeira. A PinusLetter foi também duramente atingida por essa crise. Vocês se recordam que em janeiro de 2009 lançamos um aviso comunicando as dificuldades que vivíamos para manter a periodicidade e a sustentabilidade de nossos informativos, em função dos poucos e diminuídos patrocínios. Nesse momento, um grupo de amigos dos Pinus se formou sob a entusiasmada iniciativa do nosso estimado amigo engenheiro florestal Shiguenori Kajiya, com apoio também do caríssimo amigo Pieter W. Prange. Graças aos dois únicos patrocinadores (ABTCP e KSH-CRA Engenharia) e a 26 apoiadores individuais e 11 empresariais, conseguimos cumprir 10 edições técnicas no ano de 2009. Ficamos imensamente comovidos com essa demonstração de apoio recebida de todos, tanto apoiadores, como patrocinadores, os quais também recebiam os impactos da mesma crise em suas empresas e em seus lares.

Infelizmente, estávamos para iniciar 2010 na mesma situação, nenhum novo patrocinador conquistado em 2009, mesmo tendo sido contactadas diversas empresas e entidades poderosas do setor de base florestal que têm no Pinus sua principal matéria-prima. Em razão disso, e por acreditar e ver muito valor na PinusLetter, a ABTCP resolveu liderar a gestão financeira desse informativo em 2010, parceirizando ainda mais com a Grau Celsius.


Em função dessa parceria acertou-se que:

• a ABTCP passará a garantir os pagamentos à Grau Celsius para que tenhamos 6 edições da PinusLetter no ano de 2010 a partir de fevereiro próximo, uma a cada dois meses. Os valores por edição foram aumentados para permitir que a Grau Celsius pudesse passar a realizar esse serviço para a Sociedade sem ter que trabalhar no negativo financeiro, como em 2008 e 2009.
• A ABTCP coordenará o processo de buscar patrocinadores (tais como a KSH-CRA Engenharia, etc.) para dar sustentabilidade e equilíbrio financeiro à PinusLetter e à própria ABTCP, ou seja, procurando no mínimo zerar os gastos que terá com os desembolsos para essas 6 edições. Isso ocorrerá no ano de 2010. Caso não se atinja o necessário sucesso nessa busca de patrocinadores, passaremos a ter enormes dificuldades para manter as edições da PinusLetter a partir de 2011, quando novas negociações deverão ser realizadas entre ABTCP e Grau Celsius.
• A ABTCP aceitará apoios (doações) de pessoas físicas (e também jurídicas) que queiram apoiar a PinusLetter, fornecendo recibo OSCIP dedutível do IRPF ou IRPJ. Também os Patrocinadores terão recibos OSCIP, pois a PinusLetter se enquadra em um tipo de serviço de interesse público aberto à Sociedade.
• Aqueles que desejarem mais informações acerca desse tipo de doações OSCIP devem fazê-lo através de mensagem de e-mail ou por telefone, contactando a Sra. Viviane Nunes, na ABTCP (viviane@abtcp.org.br e fone 11-3874-2709).
• Os Apoiadores porém não têm direito ao seu logo associado em http://www.celso-foelkel.com.br/pinusletter.html e nem nas edições da PinusLetter, sendo todos porém referenciados em http://www.celso-foelkel.com.br/pinusletter_apoio.html. Já os Patrocinadores sim, têm direito ao logo com link para seu website.
• Os Patrocinadores poderão ter alguns temas de seu interesse colocados como sugestão para a equipe de redação técnica da PinusLetter, desde que relacionados aos Pinus e coníferas.
• A ABTCP já dispõe de uma listagem de temas relevantes que deverão estar sendo apresentados nas próximas edições (consultar viviane@abtcp.org.br ).
• A ABTCP passará a enviar a mensagem de lançamento de cada edição da PinusLetter, tanto para os 11.000 cadastrados pela Grau Celsius, como também para todos seus cadastrados no mailing list da associação. Como a PinusLetter tem grande penetração na área florestal e educacional e a ABTCP na área de fornecedores e fabricantes da cadeia produtiva da celulose e do papel, as duas listas devem-se somar, com mínimas sobreposições. Com isso, estimamos que o total de pessoas a receber cada edição da PinusLetter será de cerca de 30.000. Evidentemente, aqueles que não se interessarem pelo tema poderão se descadastrar.
• A Grau Celsius, com forte envolvimento e dedicação da M.Sc. Ester Foelkel e do Dr. Celso Foelkel, continuarão mostrando a usual determinação para que nossos leitores possam receber os melhores informativos sobre os temas que vierem a ser selecionados. Nossa meta, além de manter à disposição da Sociedade um dos maiores bancos de dados sobre os Pinus, é de estar na primeira página (com 10 resultados por página) dos principais mecanismos de busca na web (Google, Yahoo, Bing, AltaVista, etc.) quando se digitar a palavra Pinus no box de busca. Em alguns já conseguimos esse feito, em outros estamos na segunda página , mas logo chegaremos lá. Evidentemente, se buscarmos por PinusLetter nesses mecanismos seremos a primeira citação, mas queremos ser encontrados exatamente por aqueles que não nos conhecem e queiram aprender sobre o Pinus, Araucaria, Cupressus, Cunninghamia, etc.

Contamos com vocês. Afinal, estamos todos fortemente determinados a cumprir um eficiente papel na comunicação sobre os Pinus às partes interessadas da nossa Sociedade.


Arquivos PinusLetter - Retrospectiva 2008/2009

Nessa seção estamos lhes trazendo uma consolidação da maior parte de nosso esforço redacional e de criação nos anos de 2008 e 2009, oferecendo-lhes a oportunidade de recordar sobre nossas seções mais relevantes das 22 edições das PinusLetters publicadas desde sua origem até o final do ano de 2009. Pretendemos fazer esse tipo de retrospectiva ao término de cada ano calendário, sempre atualizando esses arquivos para vocês.

Foram 22 as edições da nossa PinusLetter desde janeiro de 2008 até dezembro de 2009, e mais uma edição especial em janeiro de 2009. Tentamos lhes trazer uma a cada mês calendário, mas a crise financeira mundial impactou sobre nosso projeto, da mesma forma que impactou sobre tantos outros negócios e cidadãos nesse período. Com isso, ficamos sem duas edições com textos técnicos em 2009, mas oferecemos uma edição especial de Arquivos da PinusLetter que não era prevista.

Cada uma das edições está organizada em seções, algumas que se repetem mensalmente e outras variadas que surgem na forma de textos, tutoriais, revisões ou coletâneas. Além disso, temos mensalmente um mini-artigo de fundo, escrito pela Ester Foelkel na forma de uma revisão ampla e sempre buscando o máximo de aplicabilidade para o nosso público alvo. As seções "Referências de Eventos e de Cursos" e os "Pinus-Links" ocorrem em quase todas as edições. Nelas, procuramos lhes apresentar websites interessantes a serem navegados, contendo literaturas, palestras, material didático de cursos, proceedings de eventos, fotos, fluxogramas, figuras, tabelas, etc., sempre relacionados aos Pinus e outras coníferas. Em 2009, criamos também a nova seção "Pragas e Doenças dos Pinus", que se iniciou em novembro.

Além disso, temos uma seção denominada "Referências Técnicas da Literatura Virtual", que tem seu conteúdo variando a cada edição, destinada a homenagear os "Grandes Autores sobre os Pinus" ou lhes apresentar "Artigos, Teses e Dissertações sobre os Pinus" publicados por universidades ou instituições relevantes de pesquisa e estudos a nível mundial.

Outra seção de muito sucesso entre os leitores tem sido "As Coníferas Ibero-Americanas", orientada a lhes apresentar as espécies de Pinus e outras coníferas que vêm sendo plantadas comercialmente no Brasil, outros países da América Latina e Península Ibérica, onde se concentram nossos leitores. Foram inúmeras as espécies de Pinus e outras interessantes coníferas que tiveram detalhadas descrições morfológicas, taxonômicas e cujas principais características e utilizações lhes foram mostradas. Acreditamos que ao final de 2010 teremos coberto praticamente todas as principais espécies comercialmente importantes de coníferas plantadas nas nossas regiões-alvo.

Os "Mini-Artigos Técnicos por Ester Foelkel" cobriram uma interessante variedade de títulos, desde aspectos silviculturais, de melhoramento genético, de ambiência e de utilizações e aplicações dos produtos originados dos Pinus.

Finalmente, de forma aleatória e muitas vezes por sugestões dos leitores, tivemos seções especiais, tipo coletâneas, revisões em textos ou tutoriais, versando sobre tópicos de muito interesse acerca dos Pinus.

Convidamos a visitarem nossos arquivos de 2008/2009 e a acessarem, conforme o interesse de cada um, nossa produção técnica, a partir dos links a seguir:

Seção - "As Coníferas Ibero-Americanas"

Pinus taeda
Pinus elliottii
Pinus oocarpa
Pinus tecunumanii
Pinus strobus
Pinus caribaea
e suas três variedades: caribaea, bahamensis e hondurensis
Pinus maximinoi
Pinus kesiya (P. insularis)
Pinus greggii
Pinus palustris
Pinus merkusii
Pinus echinata
Pinus patula
Pinus radiata
Araucaria angustifolia - Curiosidades e Aspectos Taxonômicos
Sequoia sempervirens
• Pinus pinea (Pinheiro Manso)
Pinus pinaster (Pinheiro Bravo)
Pinus ponderosa
Pinus sylvestris

Seção Referências Técnicas da Literatura Virtual - Grandes autores sobre os Pinus

Dr. Luiz Ernesto George Barrichelo
Dr. Jarbas Yukio Shimizu
Dr. Vitor Afonso Hoeflich
Dr. César Augusto Guimarães Finger
Dr. Umberto Klock
Dr. Vilmar Luciano Mattei

Professor Roberto Melo Sanhueza
Francisco J. N. Kronka; Francisco Bertolani; Reinaldo H. Ponce
Geraldo José Zenid
Dr. Antonio Rioyei Higa
Dra. Martha Andreia Brand

Seção Referências Técnicas da Literatura Virtual - Teses e Dissertações sobre os Pinus de Universidades na Ibero-América

Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade de São Paulo (USP) & Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidad Nacional de Misiones (UNaM - Argentina)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Instituto de Florestas (IF)


Seção Referências Técnicas da Literatura Virtual - Artigos e Palestras sobre os Pinus de Instituições de Estudos e Pesquisas Relevantes a Nível Mundial


Laboratório Tecnológico do Uruguai - (LATU)
Council for Scientific and Industrial Research (CSIR) - África do Sul
Relatórios e Estudos elaborados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Novo Livro sobre o Pinus editado pela Embrapa Florestas

Textos, Tutoriais e Coletâneas Especiais sobre Tópicos Relevantes acerca dos Pinus

Cultivo e Reflorestamento com os Pinus
Plantando Pinus para Recuperação de Áreas Degradadas
Anatomia da Madeira do Pinus
Taxonomia do Gênero Pinus
Fabricação e Produção de Celulose Kraft de Pinus
Fototeca (Galeria de Fotos) do Pinus
Os Pinus e as Formigas Cortadeiras
Madeiras de Pinus para Painéis OSB ("Oriented Strand Board")
Combate à Mato-Competição em Povoamentos de Pinus
Fabricação e Produção de Chapas MDF a partir dos Pinus
Fabricação e Produção de Chapas MDP (Chapa de Partículas ou Aglomerado) a partir dos Pinus
Anéis de Crescimento e sua Importância para a Qualidade e Uso da Madeira do Pinus
"Edge Glued Panel" (Painel de Madeira Colado Lateralmente)
Mel de "Honeydew" de Pinus
Polímeros Hidroretentores ou Hidrogéis
Móveis de Pinus no Brasil
Produção e Uso do Composto de Casca de Pinus
Cogumelos Comestíveis Associados aos Pinus
Pinus como Árvore de Natal
Cogumelos Tóxicos Associados aos Pinus e Pináceas
Compensados de Madeira de Pinus
Sementes Comestíveis de Pinus
Fitonematóides nos Pinus
Aplicações Medicinais dos Pinus
Pinhões de Araucárias na Alimentação Humana
"Waferboard" de Pinus e Diferenças em Relação aos Painéis OSB
Araucaria angustifolia: Qualidade da sua Madeira
Utilização das Escamas dos Pinhões para Tratar Efluentes
Grimpa do Pinheiro-do-Paraná para Produção de Madeira Reconstituída
Repelentes para Insetos a partir de Extratos de Pinus
Nó de pinho (Nó de Araucária)
Compensado Sarrafeado de Pinus
Papelão Ondulado. Parte 1 - Definições, Histórico, Benefícios, Reciclagem e Mercados
Papelão Ondulado. Parte 2: Fabricação do Papelão e Acabamento de Embalagens
Papelão Ondulado. Parte 3: Propriedades do Papelão de Importância para seu Uso como Embalagens
Entomopatógenos no Controle de Formigas Cortadeiras, Importantes Pragas dos Pinus

Seção - "Pragas e Doenças dos Pinus"

Pulgão-do-Pinus ou Pulgão-Gigante-do-Pinus

Mini-Artigos Técnicos por Ester Foelkel

As Florestas Plantadas de Pinus e a Vespa-da-Madeira
As Micorrizas e o Pinus
Resinagem do Pinus
O Conceito de Espécies Invasivas ou Invasoras em Relação aos Pinus
A Madeira dos Pinus e sua Susceptibilidade ao Ataque por Cupins-de-Madeira-Seca e por Cupins Subterrâneos
Uso do GPS nas Plantações Florestais de Pinus
Aspectos Gerais da Produção de Mudas de Pinus
Aspectos Ambientais da Indústria Moveleira no Brasil
Tecnologias de Beneficiamento e Conservação de Sementes de Pinus
Produção de Páletes de Pinus
Produção de Sementes Geneticamente Melhoradas de Pinus
Casca de Pinus Carbonizada e suas Utilizações
As Plantações Florestais de Pinus e a Alelopatia
Poda, Desrama e Desbaste das Árvores de Pinus para Melhor Qualidade da Madeira
Defeitos Intrínsecos mais Comuns nas Toras e Madeiras sem Beneficiamento de Pinus
Principais Usos da Maravalha e Serragem da Madeira de Pinus
Defeitos mais Comuns nas Toras e Madeiras de Pinus durante o seu Beneficiamento
Serrapilheira de Pinus e a Ciclagem de Nutrientes no Ecossistema Florestal
"Tall oil" - Um Valioso Subproduto das Fábricas de Celulose Kraft de Pinus
Briquetes e Péletes de Madeira de Pinus para Geração de Energia
Propriedades Mecânicas da Madeira do Pinus
Fabricação de Lápis com a Madeira de Pinus


Mensagem Final

Amigos,

A vocês todos nosso mais profundo agradecimento por prestigiarem nossas publicações digitais e por se interessarem pelos Pinus e pelas muitas coníferas que também colaboram para o desenvolvimento e bem-estar da nossa Sociedade e para uma maior ecoeficiência e sustentabilidade em nosso planeta. Mas para que isso aconteça há necessidade de muita ciência e conhecimentos, comprometimentos, diálogos e esforço coletivo.

Forte abraço e até breve, em nossa próxima edição...

Ester e Celso Foelkel

 

PinusLetter é um informativo técnico, com artigos e informações acerca de tecnologias florestais e industriais e sobre a Sustentabilidade das atividades relacionadas aos Pinus
Coordenação e Redação Técnica - Ester Foelkel e Celso Foelkel
Editoração - Alessandra Foelkel
GRAU CELSIUS: Tel.(51) 3338-4809
Copyrights © 2007-2010 - celso@celso-foelkel.com.br
ester.foelkel@via-rs.net

Essa PinusLetter é uma realização da Grau Celsius com apoio financeiro da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel e da empresa KSH- CRA Engenharia Ltda.
A PinusLetter também é apoiada por uma rede de empresas, organizações e pessoas físicas conhecida como Apoiadores da PinusLetter.

As opiniões expressas nos artigos redigidos por Ester Foelkel e Celso Foelkel e o conteúdo dos websites recomendados para leitura não expressam necessariamente as opiniões dos patrocinadores e dos apoiadores.

Caso você queira conhecer mais sobre a PinusLetter, visite o endereço http://www.celso-foelkel.com.br/pinusletter.html



Descadastramento
: Caso você não queira continuar recebendo a PinusLetter, envie um e-mail de cancelamento para
foelkel@via-rs.net

Caso esteja interessado em apoiar ou patrocinar a PinusLetter, envie uma mensagem de e-mail demonstrando sua intenção para foelkel@via-rs.net

Caso queira se cadastrar para passar a receber as próximas edições da PinusLetter bem como do Eucalyptus Online Book & Newsletter, clique em Registrar-se